top of page

Dicas para Palestras Presenciais



Agora que já voltamos a ter eventos presenciais, trazemos algumas dicas relevantes para que as suas palestras corram da melhor maneira possível:


1) Conheça, tanto quanto possível, a audiência a quem se vai dirigir: os seus gostos, as suas paixões, os seus desafios e os seus medos. Dessa forma será capaz de criar conteúdo que conecte e entusiasme toda a plateia.


2) Escolha um tema que seja cativante ou que crie curiosidade de forma a manter o interesse. Abra uma pergunta no início e só responda à mesma no final.


3) Comece com um "quebra-gelo" e procure gerar participação da plateia, seja com perguntas ou adivinhas ou pequenos jogos que levem a uma conclusão relevante para o tema.


4) Se tiver próximo da plateia procure olhar e interagir com várias pessoas e não se fixar nas que são mais familiares.


5) Procure ter uns pequenos cartões com anotações de forma a que possa estar sempre virado para a plateia quando fala e não como o exemplo da imagem onde, literalmente, se coloca de costas para ler o que está na apresentação. Se tiver um monitor em frente que vá indicando os tópicos ainda melhor.


6) Crie dinâmicas entre os participantes. Mesmo que a sala não permita movimentações, é sempre possível criar dinâmicas entre pares e fomentar a conexão e a participação.


7) Se tiver receio de falar em público, treine bastante para ficar mais à vontade com o que vai dizer e evite improvisar.


8 ) Evite discursos monocórdicos, ou apenas a ler apontamentos. A emoção e a energia é algo que também faz parte da sua palestra.


9) Contrate uma boa equipa audiovisual para o(a) ajudar com toda a preparação do evento e até com a programação (o Palco 22, claro...).


10) Escolha um local adequado para o seu evento - Podemos dar algumas sugestões nesse sentido, bem como quais os melhores equipamentos a utilizar.


Se aplicar estas sugestões, as suas palestras serão mais bem sucedidas e a plateia ficará satisfeita com a sua prestação.


Boas palestras!!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page